quinta-feira, 26 de abril de 2012

MEDITAÇÃO

                                                ACEITAR MAS CONSTRUIR


ACEITAR.
A ARVORE QUE NAO DA FLORES.A RUA QUE NAO TEM SAIDA. A NOITE SEM LUAR.
O DIA SEM SOL. ACEITAR PARA DESCOBRIR A RAZÃO.
ACEITAR PARA ABRIR UM CAMINHO NOVO.PARA RECUPERAR O PERDIDO.
ACEITAR O VENTO NAS CAMPINAS, AS PEDRAS PELO CHÃO, OS ESPINHOS DA ROSA.
MAS FAZER ALGUMA COISA.....
COMO LEVANTAR UMA TENDA PARA SE ABRIGAR DO VENTO.
PROTEGER OS PES DAS PEDRAS DO CAMINHO, APANHAR COM CUIDADO A ROSA.
ACEITAR....MAS FAZER ALGUMA COISA PARA TRANSFORMAR....
ACEITAR O ZUMBIDO DA ABELHA PELO QUE ELA DA...MAS NAO DEIXAR QUE ELA PRENDA SEU FERRÃO.ACEITAR... O HOMEM SEM ESCRAVIZAR. SEM QUE SE PERMITA QUE SE HUMILHE O PEQUENO COM MEDO DE OFENDER O PODEROSO.
ACEITAR A PEDRA BRUTA PARA LAPIDA-LA. MODELAR A MASSA SEM FORMA.
MAS NUNCA ACEITAR PASSIVAMENTE A DISTRUIÇÃO DO QUE É BELO, DO QUE E VERDADE.
APROVEITAR A ESSENCIA DAS COISAS......
SE A ARVORE NAO DA FLORES, POR CERTO DARA SOMBRA.
BRINCAM CRIANÇAS NA RUA SEM SAIDA.... E PRECISO DESCOBRIR TUDO ISSO.
ESSA ACEITAÇÃO NAO É PARA SER AMAVEL COM NINGUEM, MAS PARA MELHORAR OS CAMINHOS.
PINTAR OS QUATROS VELHOS, MUDAR A COR. SELECIONAR SEMENTES. SOPRAR O PÓ.
FAZER ALGO PARA MELHORAR.......ACEITAR SERIA ENTAO ASSUMIR.....MAS E PRECISO TER MUITA CORAGEM.
E PRECISO TER CORAGEM PARA LEVANTAR NO MEIO DE MUITOS E DIZER QUE NAO CONCORDA. DIZER UNICAMENTE O QUE SENTE.
POR ISSO NAO CREMOS NA ACEITAÇÃO PASSIVA, DO NADA, DO VAZIO, DO NAO TENHO CULPA, DO NADA POSSO FAZER, DO É MELHOR CALAR, DO NAO ADIANTA.

ESTE E O DESAFIO....SE NOS APRESENTA...
PENSE NISSO.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

OGUM NA UMBANDA


Ogum na Umbanda é São Jorge, ou como os umbandistas chamam São Jorge Guerreiro. As lendas de S. Jorge remontam da época das Cruzadas; sua armadura foi levada da Capadócia para a Inglaterra, de onde é padroeiro.
Segundo as lendas, ele teria sido um destemido guerreiro, um vencedor de batalhas, de dragões e protetor de fracos e oprimidos.
Por sua personalidade forte de guerreiro, sendo conhecido pelos seus fiéis como "santo forte", "vencedor de demandas", "general da Umbanda", etc.
São Jorge é extremamente popular e, através de sua sincretização com Ogum, tornou-se o padroeiro da guerra e da tecnologia, simbolizando todo aquele que trabalha nas linhas de frente, abrindo novos caminhos e alargando fronteiras.
É fácil entender o porque da grandeza de Ogum, já que ele foi o escolhido, pelo Criador, para ser o comandante de todos os Imalés. Ogum é o rei do ferro e protetor de todos os que venham a trabalhar com instrumentos metálicos. Conhecido e festejado na África como padroeiro da Agricultura.
Na Umbanda, Ogum continua comandante (Tata) e guerreiro invencível. Se na África seus sete nomes coincidem com os das sete cidades que formavam o reino de Irê, na Umbanda eles se tornaram as falanges que seguem :
a) Ogum Beira-Mar - age nas orlas marítimas;
b) Ogum Yara - age nos rios;
c) Ogum Rompe-Mato - age nas matas;
d) Ogum Malê - age contra todo o mal;
e) Ogum Megê - age sobre as almas;
f) Ogum De Lei - age junto com a justiça;
g) Ogum de Ronda - age nas ruas, do lado de fora das porteiras;
... e pra cada falange, atuando em uma região ou em conjunto com alguma força.
A incorporação de Ogum é fácil de se perceber:
Seus filhos tomam uma forma militar com os ombros retos, peito estufado, andar ereto e com a mão ou dedo esticado acima da cabeça.
Cor: Vermelho e branco
Planta: Espada de São Jorge e palmas brancas e vermelhas
Guia: contas de cristal vermelha e branca, dependendo da falange podem ter maior predominância de uma cor do que de outra.
Local: Estradas, limites, beira de trilhos do trem.
Saudação: Ogum Inhê! Patacori Ogum! 


ORAÇÃO DE OGUM

 

Meu querido protetor Ogum, eu invoco, com a permissão do Todo Poderoso, a vossa proteção para que jamais permitais que meus inimigos, sejam encarnados ou desencarnados, consigam realizar os seus objetivos e me fazerem mal. Que as vossas sete cruzes sejam traçadas em volta do meu corpo, fechando-o contra todos os males. Que a vossa cavalaria faça um cerco em torno de mim, evitando que os fluidos negativos, as larvas astrais, me atinjam e me prejudiquem. Eu invoco, ó Ogum, a vossa proteção por sobre minha pessoa e por todos os que me são queridos. Que a vossa proteção, ó guerreiro divino, seja o meu escudo contra o mal, seja ele da forma que se apresentar. Convosco ó querido mentor, eu vencerei todos os males.

 

 


 

Assim Seja!

    


sábado, 21 de abril de 2012

UMBANDA, MEU CAMINHO

UMBANDA, MEU CAMINHO
Não direi mais "não posso", pois Ogum me
trará a persistência, determinação
e tenacidade para conseguir.
Não direi mais "não tenho", pois Oxossi
me dará a energia vital para trabalhar e obter.
Não direi mais "não tenho fé", porque
Omulu me ensinará a compreender e
aceitar meu karma.
Não direi mais "sou fraco", porque Oxum
me trará equilíbrio emocional,
Iemanjá a auto-estima e
Iansã clareza de raciocínio para
que eu entenda as minhas limitações.
Não direi mais "não sei", pois Xangô
me trará o conhecimento,
para que eu o use com
discernimento e justiça.
Não direi mais "estou derrotado",
porque aprendi com cada entidade
da Umbanda que nada supera a
força de sermos filhos de Deus.
Não direi mais "estou perdido",
pois encontrei a Umbanda, que com
a luz do amor e da caridade,
iluminou minha alma e me deu um caminho.



OXALA - JESUS CRISTO

                                            Oxalá - Jesus Cristo

Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares. Seu reino é o nosso mundo.
Jesus Cristo é o chefe supremo da Umbanda, sincretizado a Oxalá, para Ele convergem todas as outras linhas da Umbanda e de seus trabalhadores. Todos os espíritos que trabalham na Umbanda tem por Jesus Cristo enorme devoção e aos ensinamentos de seu Evangelho seguem fervorosamente, transmitindo-os sempre a todos que a seus ensinamentos não conhecem.
O sincretismo Oxalá – Jesus Cristo é perfeito, pode-se dizer que ambos são o mesmo ser com nomes diferentes. Dentro de uma análise lógica, não podemos dizer que ambos são o mesmo ser, já que dentro dessa lógica, um Orixá é um ser espiritual que nunca encarnou na Terra e Jesus esteve entre nós a dois mil anos. Isso, no entanto não nos importa, importa apenas que o sincretismo perfeito de ambos, impera dentro de nossos templos.
Não importa como os chamamos, se de Jesus Cristo ou de Oxalá. De Oxalá conhecemos muito pouco; de Jesus, no entanto, conhecemos a sua vida e a sua obra. A Ele devemos obediência e obrigação de aprender com os ensinamentos de seu Evangelho e acima de tudo, de praticarmos esses ensinamentos. Jesus ama a todos nós, bons ou maus, justos ou injustos, ricos ou pobres, brancos ou negros, homens ou mulheres.
Todos os Orixás da Umbanda seguem a Oxalá, pregam a sua doutrina e seus ensinamentos. Todos os espíritos seguidores de Jesus Cristo, trabalhadores ou não na Umbanda, lutam contra as forças do mal, anulando trabalhos de magia negativa ou outros tipos de maldade, gerados ou não por feitiços. Esses seguidores intrometem-se nos lugares aonde o mal é praticado e anulam ou minoram os efeitos desses trabalhos do mal e prosseguem na incansável luta contra essas forças, pregando sempre a fé em Deus, a caridade, o amor ao próximo e a fraternidade.
A forma de cultuar Oxalá na Umbanda, hoje é totalmente deturpada pela grande maioria dos terreiros. Esse fato deve-se a busca de conhecimentos de alguns chefes de terreiro do passado, que foram buscar no Candomblé os conhecimentos necessários para conduta de um terreiro, implantando na Umbanda, rituais e dogmas que nada tem em comum com as nossas práticas. O importante é saber que a maior forma de agradar Oxalá são as orações e a boa conduta dos homens e que a irradiação de Oxalá ultrapassa qualquer culto a qualquer Orixá.


 

ORAÇÃO A OXALA

Oração a Oxalá


Salve Oxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho!

Nós vos rogamos, ó bondoso Mestre, a Vossa proteção para que, possamos sentir em nossos corações, cada vez mais viva, e chama do nosso amor por Deus e por todas as suas criaturas.

Derramai Vossa benção por sobre todos nós e especialmente por sobre aqueles que se encontram recolhidos às casas de saúde, manicômios e penitenciárias, por sobre todos os que nascem neste momento e, ainda, muito especialmente pelos que desencarnaram e se dirigem, já em espírito, ao mundo invisível, para o ajuste de contas.

Proteção ó Pai Oxalá!...Força e proteção para todos os que palmilham o caminho do bem, e misericórdia para os que vivem no mal e para o mal, esquecidos de si próprios.

Assim Seja !




MOMENTO DE ORAÇÃO

A prece é um instrumento muito bendito criado como comunicação espiritual. Ela não é apenas uma importante parte da liturgia de qualquer doutrina ou religião, mas a tenha também como um momento de pura expressão da Fé. E, portanto, como tal, não exige complexidade ou grandes extensões em versos… porque o mais vale nessas horas é a nossa condição de sentir o que cada palavras pode estabelecer em termos de canal energético e astral.
Na Umbanda, assim como em muitos outros cultos por ai, a oração também pode servir como fonte de estudo e oração. Saber o que se falam para cada Guia e Orixá, em momentos de rezas e dedicações também são excelentes formas de conhecer um pouco mais sobre cada um. Características, conceitos, atribuições.
Foi pensando nisso que resolvi fazer este apanhado de Oração. Primeiro para registrar um incentivo e um destaque ao valor da prece. Para que mais pessoas possam se utilizar dela em seua dia a dia. Segundo porque aprendi muito com as rezas feitas por outras pessoas, em livros ou em sessões, justamente por carregarem um dos principais preceitos da nossa querida Umbanda: o fundamento. NADA, em Umbanda Sagrada é escolhido de forma aleatória ou sem a devida propriedade. O mesmo, então, acontece com as orações. Lê-las e compreendê-las, deixar-nos tocar por seus apelos e emoções, a medida que os olhos percorrem, distraidamente, suas vistas sobre cada um dos seguintes versos, é -sem dúvida nenuma – um modo muito bonito de sentirmos um pouco mais das vibrações que se alcança dentro da Teogonia Sagrada dos Orixás!



prece



sexta-feira, 20 de abril de 2012

IANSÃ ORIXA DA TEMPESTADES

Iansã - Orixá das tempestades
 ORIXA DAS TEMPESTADES

ORAÇÃO A IANSÃ

Oração a Iansã


Iansã, mãe e senhora dos ventos e tempestades, das horas aflitas e das almas perdidas.

Dona de todas as direções.

Operosa divindade em prol dos desígnios dos filhos de caídos sem norte e vontade.

Piedade para nós, criaturas que vivemos, à beira das tentações, dos abismos, alheios ao amor do pai Olorum.

Mãe, empresta-nos tua decisão e tua coragem, para o encontro do nosso próprio ser.

Daí-nos um roteiro de esperança e triunfo.

Erradicai a pobreza dos nossos sentimentos, orienta-nos para a verdade, dentro do caminho de devoção ao supremo doador.

Encoraja-nos senhora dos raios, para que nossa própria mente, siga uma só direção: amar a Olorum.

Êparrei Iansã!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

SANTO EXPEDITO



ORAÇÃO DE SANTO EXPEDITO

Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes,

Socorre-me nesta Hora de Aflição e Desespero, interceda por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO !


Vós que sois um Santo Guerreiro,


Vós que sois o Santo dos Aflitos,


Vós que sois o Santo dos Desesperados,


Vós que sois o Santo das Causas Urgentes,


Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me Força, Coragem e Serenidade.


Atendei ao meu pedido: (fazer o Pedido).


Ajudai-me a superar estas Horas Difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar,


Protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência.


Devolva-me a Paz e a Tranquilidade.


Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé.

SANTO EXPEDITO - 19 DE ABRIL

Santo Expedito foi martirizado na Armênia. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.



Ele levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras….! cras….! cras….!” que quer dizer: amanhã…! amanhã…! amanhã…!, isto é deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!


Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!


É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo.


No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios e dificuldades da vida. Conhecido como “o santo das causas urgentes”.


Santo Expedito não adia seu auxílio para amanhã.


Ele atende sua ajuda hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.


A tradição apresenta Santo Expedito como sendo o chefe da 12ª Legião Romana, cognominada “Fulminante”: nome dado em memória de uma façanha que se tornou célebre. Essa legião localizava-se em Melitene, sede de uma das províncias romanas da Armênia. Era formanda em sua maioria por soldados cristãos, sendo sua função primordial defender as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos.


Santo Expedito destacou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e de chefe ligado a sua religião, a seu dever, à ordem e à disciplina.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

                                       COLO DE PRETO VELHO

Não se substime!
Você tem dentro de sua alma todas as ferramentas necessárias para o trabalho de construção 
da sua reforma pessoal! 
Sendo a matéria prima o AMOR, 
que Pai Oxalá nos envia 
direto aos corações abertos pela Fé! 
Eu acredito em você! 
Por isso, mostro caminhos para meus filhos se alegrarem nesta eterna jornada.
Mestre de Luz Pai Francisco de Aruanda
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/

sexta-feira, 13 de abril de 2012

PAI NOSSO DA UMBANDA

Pai Nosso que estais no céus, nos mares, nas matas e em todos os mundos habitados
Santificado seja o TEU nome, pelos os TEUS filhos, pela Natureza , pelas Águas, pela Luz e pelo Ar que respiramos.
Que em teu reio, reino do Bem, do Amor e da Fraternidade, nos una a todos e a tudo que Criates, em torno da Sagrada Cruz, aos pés do Divino Salvador e Redentor.
Que a TUA vontade nos conduza sempre para o culto do AMOR E DA CARIDADE.
Dai-nos hoje e sempre a vontade firme para sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes. Dai-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água das fontes para o nosso sustento material e espiritual.
Perdoa se merecemos, as nossas faltas e dê-nos o sublime sentimento do perdão para os que nos ofendam.
Não nos deixei sucumbir ante a luta, dissabores, ingratidões, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria.
Enviai Pai, um raio da TUA Divina complacência, luz e misericórdia para os teus filhos, pecadores que aqui labutam pelo Bem da Humanidade.
Amém!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

UMBANDA SEMPRE..........

A HISTORIA DA CRUZ DE CARAVACA

A HISTORIA:
A historia de carava, por certo, é formada de episodios ricos que estao registrados; porem fato lendario perdurou e a igreja nao abre mão do magico aparecimento da CRUZ DE CARAVACA, tendo como real, veridico e milagroso.No ano de 1231 reinava na espanha o rei Abu Zeyt, conhecido como Muhammad bem Yaquib.
Em Caravaca, na fortaleza maior, Muhammad mantinha prisioneiros, um grupo de cristoes, suspeitos de tramarem contra os invasores.Entre o grupo de aproximadamente quinze pessoas, encontrava-se, incognito, um sacerdote de nome Gines Perez Chirinos que ministrava aos seus companheiros o conforto da religião.
Essas praticas foram descobertas pelos guardas e o fato chegou aos ouvidos de Muhammad que, interessado mandou vir a sua presença o religioso prisioneiro, para conhecer as suas atividades e descobrir se estava sendo arquitetada a insurreição.
Varias foram as audiencias mantidas com Muhammad, que ficou impressionado com oreligioso a ponto de se interessar pela atividade de sacerdote e o que significava a celebração da Santa missa.
Chirinos viu a oportunidade, nao extamente de melhorar a sua situação de prissioneiro, mas a de preparar a alma do Rei para uma utopica conversao ao Cristianismo.
Certo dia Muhammad, mais paciencioso, pediu a Chirinos que lhe explicasse o misterio da Eucaristia. Chirinos objetou de que nao poderia fazer o desejo do Rei, porque nao dispunha dos elementos necessarios para celebrar o ato sagrado.
Muhammad, julgando que Chirinos nao desejava satisfazer a sua curiosidade, irritou-se, recomendando serveridade no tratamento dos prisioneiros. Com o passar dos dias, a curiosidade e talvez espiritual divino, passaram a preocupar o Rei a ponto de perder a tranquilidade. Mandou vir, novamente, a sua presença Chirinos que se apresentou em lastimavel estado de penuria e sofrimento.
Muhammad, com palavras suaves, tornou a pedir ao sacerdote que cellebrasse a Missa e que fizesse uma relação de tudo quanto necessitaria para o ato.
Comovido, Chirinos foi enumerando todos os objetos necessarios e pediu um local apropriado; foi escolhido um recanto da fortaleza, proximo a torre, que foi limpo, ordenado e preparado para a instalação de um altar.
Chegando os elementos as maos de Chirinos, foi fácil verificar que haviam sido retirados dos altares das igrejas, resultando, assim em uma visivel profanação. Negou-se Chirinos a prosseguir na sua tarefa, pois o que havia sido profanado, nao poderia servir ao sacrificio.
Muhammad entao exigiu de Chirinos o prosseguimento dos preparativos, sob pena de serem companheiros de cárcere tortuarados até a morte. Sem outra alteranativa Chirinos prossegui.
Chirinos havia montado o altar, preparado o vinho e o pão e treinado dois companheiros de prisão para servirem como acólitos. Todos devidamente trajados de conformidade com os costumes da igreja; o sacerdote estava comovido. O Rei mandou chamar os seus amigos e familiares e se dispos com grande atenção e emoção a presencionar o ato maximo de uma" Magia" Cristã.
Foi naquele preciso momento de expectativa que Chirinos se deu conta que havia esquecido de pedir o elemento principal: uma cruz !
Notando o nervosismo de Chirinos, e vendo lágrimas em seus olhos, Muhammad indagou o que estava acontecendo. Quis saber o que significava a Cruz e por que era imprescindivel a presença daquele simbolo.
O local onde se encontravam era iluminado pela luz solar que penetrava através de uma abertura sobre o altar. Chirinos vendo frustado seu trabalho e temendo ser castigado como ameaçara o Rei, com palavras confusas e balbuciantes tentou descrever a Cruz.
Muhammad, com o olhar posto na abertura sobre o Altar, apontou com as mãos para ela e com voz embargada pela emoção: " E isso aí, a Cruz?"
Chirinos acompanhou o gesto de Muhammad e viu assomarem pela janela dois anjos luminosos,trazendo em suas maos um cruz!
A Cruz, que tinha um formado curioso, uma composição da Cruz Latina com Tau, revestida de pedraria, toda de ouro, foi colocada pelos anjos, no seu devido lugar, sobre o Altar. Um dos Anjos disse que a Cruz era parte da Cruz do Calvario.
Todos tinham os seus olhares fixos na Cruz e nao perceberam como os Anjos desapareceram. O silencio era comovente.
Chirinos, como possuído por uma força estranha, começou a celebração.Muhammad, seus familiares e todos os presentes, converteram-se naquele momento ao Cristianismo. Todos os prisioneiros foram libertados e aquela fortaleza foi transformada em Igreja. Misteriosamente, e isso ninguem sabe, precisamente no dia 14 de fevereiro de 1934, a Cruz desapareceu.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SER UMBANDISTA É

SER UMBANDISTA É...                                             
Ser Umbandista é amar a Deus acima de todas as coisas!!!


Ser Umbandista é amar a natureza e
respeitá-la, pois Deus está lá!!!

Ser Umbandista é reconhecer que os Orixás são Potências de Deus, Divindades, que manifestam as qualidades do Criador de
tudo e de todos!!!

Ser Umbandista é ser amante da sabedoria, da virtude, da justiça e da humanidade!!!



Ser Umbandista é
ser amigo dos pobres, dos desgraçados que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e clamam pelo
direito de justiça!!!



Ser Umbandista é
querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano!!!

Ser Umbandista é levar para
o terreno prático, aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e todos os séculos, que diz
com infinita ternura aos homens de todas as raças, desde o alto de uma cruz e com os braços abertos ao mundo: “Amai-vos uns
aos outros, formai uma só família, sede irmãos!!!

Ser Umbandista é pregar a tolerância; praticar a caridade sem distinção de raças, crenças ou opiniões, é lutar contra a hipocrisia e o
fanatismo!!!


Ser Umbandista é viver para a realização da Paz Universal, tendo pelos encarnados o mesmo respeito que se dedica aos
desencarnados!!!

Ser Umbandista é ter uma crença religiosa sem tabus ou preconceitos, fundamentada na ética e no bom senso, sem ferir os valores
dos bons costumes!!!

Ser Umbandista é respeitar a máxima que diz “somos imagem e semelhança de Deus”, vendo Deus na presença do semelhante e em
nós, através de nossas virtudes de Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração!!!

Ser Umbandista é dar de graça o que de graça recebemos!!!
SE VOCÊ NÃO REÚNE ESTAS CONDIÇÕES, AFASTE-SE DA UMBANDA!!!

                          
 Texto adaptado, por
Alexandre Cumino, do original: “Cuidado! O Senhor Não Deve Ser Maçom”,
                                publicado em “A Voz do Vale do Rio Grande”, Paulo de Faria, SP, em 04 de Janeiro de 1976
                                         e de autor desconhecido.
   Jornal de Umbanda Sagrada, agosto de 2003.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

MANDAMENTOS DA LEI DE UMBANDA

Mandamentos da Lei de Umbanda
1) Não faças ao próximo o que não queres que te faça.
2) Não cobice o alheio.
3) Socorra os necessitados sem perguntas.
4) Respeite todas as religiões por que vem de deus.
5) Não critiques o que não entendes.
6) Cumpra sua missão mesmo com sacrifício.
7) Defenda-te das maldades e resista ao mal.

terça-feira, 3 de abril de 2012

UMBANDA É AMOR E CARIDADE

Umbanda é Amor e Caridade!!!!!

                É a religião que esta à frente dos tempos!


Trabalhos espirituais financeiramente cobrados - Não é umbanda!
Matança de animais, sacrifício e uso de sangue -
Não é umbanda! Assédio sexual e comportamento promíscuo - Não é umbanda! Falta de moral e desrespeito aos que procuram ajuda espiritual - Não é umbanda! Trabalhos de amarração e outros similares -Não é umbanda! Promessas de milagres e soluções materiais mirabolantes - Não é umbanda! Atalhos para evolução e iluminação sem trabalho espiritual -Não é umbanda 

Umbanda é a manifestação de espíritos para a caridade
Umbanda é aprender com os mais evoluídos e ensinar aos menos evoluídos
Umbanda é acima de tudo trabalho espiritual
Umbanda é Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração Umbanda é o UM, com todos nós, a sua BANDA, suas partes
Umbanda é sinônimo de curador, sacerdote e médium
Umbanda é o templo onde habita Olorum seus Orixás, junto de nós e nossos guias.

PRECE DE CARITAS

Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, daí força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo o que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem; esperança para aqueles que sofrem. Que vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé. Deus! Um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra. Deixai-nos beber das fontes desta bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, Oh! Poder. Oh! Bondade. Oh! Beleza. Oh! Perfeição. E queremos de alguma sorte, alcançar Vossa misericórdia.
Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se deve refletir Vossa imagem.


Espírito: CÁRITAS
Médium: Madame W. Krill – Bordeaux – França
Psicografada em 25 de dezembro de 1873

SALMO 23 (NA VERSÃO DA UMBANDA)

Salmo 23 na Umbanda

Oxalá é meu Pastor, nada me faltará.
Deitar - me faz nos verdes campos de Oxossi e Obá.
Guia -me, Pai Ogum, mansamente nas águas tranquilas de Mãe Nanã Buruquê.
Refrigera minha alma meu Pai Obaluayê.
Guia - me, Mãe Iansã, pelas veredas da Justiça de Xangô e Egunitá.
Ainda que andasse pelo Vale das Sombras e da Morte de meu Pai Omulu, eu não
temeria mal algum, porque Oyá - Tempo, Logunan, está sempre comigo.
A tua vara e o teu cajado, são meus guias na direita e na esquerda.
Me consola Mamãe Oxum. Prepara uma mesa cheia de Vida perante mim, minha Mãe Yemanjá.
Exu e Pombagira vos oferendo na presença de meus inimigos.
Unge a minha coroa com o óleo consagrado a Olorum, e o meu cálice, que é meu coração, transborda as cores de Oxumaré. E certamente que a bondade e a misericórdia de Oxalá estarão comigo por todos os dias.
E eu habitarei na casa dos Orixás, que é Aruanda por longos dias!

Que assim seja!
SARAVÁ!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

AGRADECIMENTOS

AGRADECIMENTO AOS MEUS IRMAOS DE FE:

EXISTEM PESSOAS EM NOSSAS VIDAS QUE NOS DEIXAM FELIZES PELO SIMPLES FATO DE TEREM CRUZADOS NOSSOS CAMINHOS.
ACREDITO QUE MESMO DISTANTES O PENSAMENTO E ENERGIA NOS LEVARA LONGE NA NOSSA CAMINHADA.
FICO MUITO GRATA POR VCS TEREM CRUZADO O MEU CAMINHO:
DENIS SANTANA -RJ/ JOAO PAULO- RJ / MONICA (ESPOSA DENIS) RJ / CINTIA FERREIRA - RJ/ RIC - PR / JOAO FERNANDO -PR.......
PESSOAS QUE ME DAO OMBRO E OUVIDOS NA HORA QUE PRECISO.
UM FORTE ABRAÇO A TODOS.
GRATA
LIA

SALVE A UMBANDA !!!!!!!!!!!!!!!!

BOM DIA

PRETO VELHO